Notas Tecnológicas

Neste site pretendo reflectir sobre as Novas Tecnologias da Comunicação, os Novos Meios Digitais Interactivos e é claro, sobre a Comunicação Social e os Media em geral.

outubro 13, 2006

Educação para os Media

Cada vez os media e os meios de comunicação social ocupam mais tempo da nossa vida. Não falo só dos jornais, revistas, rádio e televisão, falo também da publicidade em outdoors, da publicidade nos transportes públicos, nas escolas, nas universidades, nas casas de banho, falo da Internet, das mensagens publicitárias que nos são enviadas por telemóvel, falo do mundo em que vivemos. Como nos explica Manuel Pinto «os media (…) configuram hoje uma espécie de incontornável ‘ecossistema informativo’»[1](Pinto 2000:1) e por isso mesmo é impossível ignorá-los.

Cada vez mais somos assaltados 24/7 por mensagens provenientes de inúmeros emissores, cada qual com seu objectivo muito específico. Vivemos num mar de informação veiculado pelos diferentes media, que se tem tornado, e tem tendência para se tornar, cada vez mais complexo. Assim como aprendemos a falar, a ler e a escrever para nos inserirmos na sociedade, e para falar, ler e escrever precisamos de aprender as figuras de estilo e duplos sentidos inerentes à própria linguagem, também se torna necessário aprender a linguagem mediática e as suas próprias «figuras de estilo» e duplos sentidos.

Se estiverem interessados neste temática não deixem de visitar o site: http://educacaomedia.planetaclix.pt

[1] Pinto, Manuel; Abril de 2000; «Educação para os Media» ou os novos caminhos da cidadania; JJ-Jornalismo e Jornalistas, n.º 2, , Clube dos Jornalistas;