Notas Tecnológicas

Neste site pretendo reflectir sobre as Novas Tecnologias da Comunicação, os Novos Meios Digitais Interactivos e é claro, sobre a Comunicação Social e os Media em geral.

fevereiro 18, 2006

A Sociedade relaxada, bela e saudável


Matinal Relaxante. Se eu não gostar de mim, quem gostará? Viva relaxada 24 horas por dia e transmita confiança.

Seja o próximo desafio Actimel. Um mini iogurte com L. Casei Imunutass, que nos mantém protegidos diariamente.

Nova Becel Pró-Active. Reduza o Colesterol enquanto bebe o melhor leite e enquanto come um pão com manteiga saudável.

Nestlé com cereais integrais. Desde o Chocapic, às Estrelitas, passando pelo Fitness e terminado nos Clusters, todos os cerais da Nestlé têm cereais integrais. «Esta Família aposta em creiais integrais. E a sua?»

Temos tudo para sermos uma sociedade saudável, feliz, bonita, preparada e relaxada… enfim, temos tudo para ser a sociedade perfeita, para ter os homens perfeitos. E contudo, não o somos.

Cada vez mais as pessoas vivem stressadas, em vez de relaxadas. Cada vez mais as pessoas são obesas, em vez de belas. Cada vez mais as pessoas apresentam níveis elevados de colesterol, em vez do contrário. Cada vez mais tudo o que nos é prometido está longe de ser uma realidade.

A velocidade da era em que vivemos impossibilita a vida relaxada que a Matinal promete. As doenças como o Cancro ou a SIDA, ou mesmo esta pandemia da gripe aviaria, que todos esperamos, deitam por terra o desafio Actimel. O aumento da obesidade em todas as idades, o aumento do colesterol em pessoas cada vez mais jovens e o aparecimento, cada vez mais precoce, de Diabetes tipo II, são uma realidade à qual a Becel Pró-Active ou os cereais integrais da Nestlé não conseguem dar a volta.

Existem cada vez mais produtos, cada vez mais promessas. Mas a sociedade parece ir no sentido oposto àquilo que nos aparece 24/7 nos meios de comunicação social.

A Publicidade e o Marketing perguntam-se: o que é que o consumidor deseja? O que é que o consumidor precisa? E é com base em estudos pormenorizados de mercado que as empresas de marketing a nível mundial, chegam à conclusão que o que os consumidores querem é ser bonitos, felizes e saudáveis.

E é com base nestes pressupostos que todos estes produtos surgem e que todas estas campanhas aparecem. Tudo é feito sabendo que o que a sociedade deseja é a Beleza, a Felicidade e a Saúde.

Se tivéssemos que analisar a sociedade onde actualmente vivemos veríamos que existem vários valores que são literalmente novos. Esta Revolução Digital à qual assistimos conduziu-nos a uma cultura da Velocidade, dos Ciclos Curtos, do Império do Novo, da Abundância e Diversidade, do Prazer imediato, da Interactividade em tempo real, da Mobilidade, da Desmaterialização, do Pós-Figurismo e da Era do Feminino. O facto é que estamos a atravessar uma verdadeira revolução.

Todos os produtos que acima referi, e as suas respectivas campanhas, que todos conhecemos, são fruto desta nova sociedade e destes novos valores emergentes.

Contudo existem dois valores específicos que penso estarem intimamente ligados com os produtos que escolhi para a minha reflexão, que são a Era do Feminino e a Abundância e Diversidade.

Nesta Era do Feminino assistimos à ascensão dos valores soft e ao aumento da importância dada às relações e aos sentimentos. Eu acrescentaria mesmo que esta cultura da beleza e da vida saudável estão também imensamente associados ao Feminino.

É, desta forma, fácil integrar o Matinal relaxante, o Actimel, a Becel Pró-Active e os Cereais Integrais da Nestlé, nesta vaga ou nesta era que valoriza os valores femininos. Tudo está integrado e faz sentido, nesta sociedade de promessas baseadas em valores emergentes.

Em relação à abundância e diversidade, também penso ser óbvio relacionar estes produtos com estes valores. O que vemos todos os dias são milhares de leites, iogurtes, manteigas, bolachas e cereais que nos irão ajudar a manter um corpo bonito, saudável e relaxado.

Na minha opinião esta sociedade, desde que bem encaminhada, e sempre tendo presente valores estruturantes, como o amor ao próximo e a lealdade, pode vir a conseguir desenvolver-se e pode dar origem a novas gerações preparadas para o futuro. Contudo penso que é preciso estar atento a estes valores emergentes e ter consciência de que as empresas nacionais e multinacionais sabem o que queremos, o que precisamos e vêm ao nosso encontro. Não é bom acreditar em tudo.