Notas Tecnológicas

Neste site pretendo reflectir sobre as Novas Tecnologias da Comunicação, os Novos Meios Digitais Interactivos e é claro, sobre a Comunicação Social e os Media em geral.

fevereiro 09, 2006

Sociologia da Cultura dos Meios Digitais Interactivos

Sendo aluna da UCP e estando no quarto ano do curso de Comunicação Social, Cultural e Digital, penso que a cadeira de Sociologia da Cultura dos Meios Digitais Interactivos faz todo o sentido e será, sem dúvida, uma mais valia.
Reflectir sobre os novos meios digitais interactivos é uma forma de nos preparar para o futuro que nos espera no mercado de trabalho. É cada vez mais importante percebermos o peso que as novas tecnologias têm no mundo e no mercado actuais. Hoje em dia, não há nada que exista sem a ajuda destas novas plataformas. Para podermos comunicar eficazmente nestes novos meios digitais é imprescindível que os conheçamos a fundo e que compreendamos o seu funcionamento.
De todos os temas que serão abordados no âmbito desta cadeira a que mais me prende a atenção é a que se refere à Sociedade da Informação e do Conhecimento (SIC) no desenvolvimento e na Cooperação.
Cada vez mais os países em desenvolvimento se afastam dos desenvolvidos. O fosse digital que contribui para esse afastamento é realmente preocupante.
Quais são e como poderemos criar novas pontes digitais? Como é que as novas tecnologias podem ajudar ao desenvolvimento mais rápido dos países ainda em desenvolvimento? Estas são algumas das questões que espero vir a perceber e a descobrir ao longo deste semestre.
A cadeira em questão, que passarei a tratar por SCMDI, é muito diferente de todas as outras que até agora tivemos nesta licenciatura. Começando pela forma como somos avaliados, através de um seminário, preparado e apresentado por nós, passando pela forma mais interactiva e dinâmica de como as aulas serão dadas, penso que só temos a ganhar.
O que a SCMDI nos pretende dar, é a capacidade de sozinhos reflectirmos acerca de todas as problemáticas que envolvem as novas tecnologias. Durante as aulas teremos vários convidados que nos irão fazer pensar sobre várias temáticas, dentro desta grande família, que são as Novas Tecnologias. O facto de podermos contactar, falar, perguntar e interagir com personalidades que estão dentro deste mundo vai ser, com certeza, uma oportunidade única, daí que eu possa dizer que esta cadeira será uma mais valia.