Notas Tecnológicas

Neste site pretendo reflectir sobre as Novas Tecnologias da Comunicação, os Novos Meios Digitais Interactivos e é claro, sobre a Comunicação Social e os Media em geral.

maio 08, 2006

O Processo de Bolonha - Complicado

O Processo de Bolonha tem sido fonte de várias manifestações de desagrado por parte de estudante que contestam os objectivos e aplicações do próprio processo.

Contudo, as Universidades e Politécnicos de todo o País parecem não dar ouvidos aos protestos estudantis, tanto assim é que «40 por cento de todos os cursos foram submetidos a homologação» como vem referenciado no Portugal Diário (http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=677862&div_id=291).

Num documento oficial lançado pelo Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior, «O Processo de Bolonha tem como objectivo a criação de um Espaço Europeu do Ensino Superior coeso, competitivo e atractivo para docentes e alunos (…) promovendo a mobilidade de docentes e estudantes e a empregabilidade de diplomados.»

Ao lermos este primeiro parágrafo do documento referenciado, parece-nos que o Processo de Bolonha será positivo para o País. Sabemos através de notícias que a medida mais contestada se prende com o facto de a maioria das licenciaturas passarem de 4 ou 5 para apenas 3 anos. Sendo desta forma possível ser Mestre com apenas 22 anos (se nunca se perder nenhum ano escolar). Sem dúvida que esta medida tem aspectos positivos mas também não esconde os negativos.

Os estudantes protestam, dizendo que ninguém pode estar devidamente preparado para o mundo de trabalho com uma licenciatura de apenas 3 anos, contestando «que o Processo de Bolonha venha diminuir a qualidade das licenciaturas».

Por outro lado, a mesma medida enquadra-se numa época de ciclos curtos e de formação contínua ao longo da vida, a qual atravessamos. O objectivo do Governo é modernizar Portugal e torná-lo mais competitivo, e isso passa por adaptar Portugal à Actualidade. Neste sentido é claro que este Processo se alinha com os valores da sociedade em que vivemos.

Em relação ao seu impacto no mercado de trabalho, trata-se de um tema complexo. Se por um lado, em Portugal o mercado não consegue absorver mais profissionais licenciados, o que é que se pode esperar quando se passar de uma licenciatura de 5 para uma de 3 anos? O número de Licenciados aumentará, ou pelo menos, tudo o indica. De alguma forma é bom ter mais recursos qualificados, mas se não houver mercado para os empregar, de que servem recursos humanos altamente qualificados? Não será que esta medida, pelo menos a curto-prazo, acabará por gerar mais desemprego?

O Impacto que o Processo de Bolonha tem no sistema educativo já se faz sentir, mesmo antes das suas medidas entrarem efectivamente em vigor. O primeiro impacto está a ser a insatisfação geral por parte da comunidade estudantil. Os impactos futuros, talvez seja cedo prever, mas o aumento do desemprego, já referenciado, talvez venha a ser infelizmente, um dos impactos mais flagrantes.

Joana Poças