Notas Tecnológicas

Neste site pretendo reflectir sobre as Novas Tecnologias da Comunicação, os Novos Meios Digitais Interactivos e é claro, sobre a Comunicação Social e os Media em geral.

abril 27, 2006

Portugal a Inovar


Numa tentativa de responder aos desafios da Estratégia de Lisboa o «Governo de Portugal fez uma aposta na inovação e na qualificação das pessoas, das empresas, das instituições e dos territórios». Esta resposta integra-se no Programa Nacional de Acção para o Crescimento e o Emprego 2005-2008 (PNACE 2005-2008). Plano esse que está, por sua vez, associado ao Plano Tecnológico, de que tanto ouvimos falar ultimamente. Com o grande objectivo de fazer Portugal crescer tornando o país mais competitivo, este Governo tem vindo a implementar uma série de medidas que ainda são pouco compreendidas pelos cidadãos nacionais.

Neste sentido o meu seminário será sobre o Plano Tecnológico que este Governo tem vindo a implementar. Podem ver o site do Plano Tecnológico, que explica bem quais são os eixos e medidas que têm vindo a ser implementas e/ou que virão a ser implementas.

Dos 3 eixos (Conhecimento, Tecnologia e Inovação) em que se divide o Plano Tecnológico, estou a pensar focar a minha apresentação no Conhecimento e nas medidas que este Governo apostou para qualificar os Portugueses para a Sociedade da Informação.

A criação de Bibliotecas Digitais, Criar uma oferta Pública de Internet para uma Nova Cidadania, Facilitar a Utilização de Computadores em Casa por Estudantes, Facturação Electrónica pela Administração Pública, Generalização da Utilização e Oferta da Banda Larga são apenas algumas das medidas que este XVII Governo Constitucional tem previsto.

Mas será que estas medidas vão conseguir ter o efeito pretendido? Será que a Facturação Electrónica ou a Digitalização de Conteúdos Culturais serão formas de qualificar os Portugueses?


Gostaria ainda de saber o que pensam sobre este tema e se têm perguntas em concreto que gostassem de ver respondidas.